Morre, aos 84 anos, o ator Paulo José

Um dos grandes nomes da dramaturgia, ele estava há 20 dias internado com pneumonia

FOTO: Reprodução

Morreu na noite desta quarta-feira (11), aos 84 anos, o ator Paulo josé. Ele estava internado em um hospital no Rio de Janeiro há 20 dias. O falecimento se deu em decorrência de uma pneumonia.

Paulo José lutava desde 1993 contra o Mal de Parkinson. O ator tomou a doença como campanha para mostrar que dá para conviver com ela aos que são acometidos.

Ele deixa a esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, do relacionamento com Dina Sfat, e Paulo Henrique Caruso.

A CARREIRA

Nascido em Lavras do Sul, no Rio Grande do Sul, em 20 de março de 1937, o ator começou a carreira no filme “O Padre e a Moça”. Também na telona, Paulo José foi protagonista em comédias como “Todas as Mulheres do Mundo”, “Edu”, “Coração de Ouro” e “O Rei da Noite”.

Sua estreia na TV foi como Zé Mario, em 1969, na novela “Véu de Noiva”. Em 1971, foi conhecido nacionalmente por dar vida a Samuca, em “Assim na Terra como no Céu”.

Mas foi ao lado do também falecido Flavio Migliaccio, que ele marcou a vida de muitos. Depois de fazerem dupla na novela “O Primeiro Amor”, os dois encarnaram no seriado infanto-juvenil de comédia os personagens Shazan e Xerife.

Escalado por Gloria Perez, deu vida a Jairo, pai da família principal e da personagem Dara, interpretada por Tereza Seiblitz, que era o grande amor do cigano Igor, interpretado por Ricardo Machi.

Sua última participação na TV foi em 2014, quando viveu Benjamin Machado na novela “Em Família”. Já no cinema, interpretou a si mesmo em 2018, no longa “Todos os Paulos do Mundo”.

O PALHAÇO

Em 2011, Paulo José viveu Valdemar, o palhaço Puro Sangue, do longa “O Palhaço”, de Selton Mello. Com a sua atuação, vendeu três prêmios como melhor ator coadjuvante, além de ser indicado ao Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro.

PRÊMIOS

Ao longo da carreira, Paulo José recebeu diversos prêmios. Como melhor ator levou pra casa, entre outros troféus, o Troféu Candango do Festival de Brasília (por 3 vezes), Prêmio INC, Prêmio Air France de Cinema, Prêmio Internacional de Cinema de Gramado e Paulínia, Prêmio Contigo! de Cinema Nacional e o Festival de Cinema Brasileiro de Miami.

Fonte: Manuel Correia, Nativa FM

Deixe um Comentário